A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Sociais (Semid), lança, nesta quinta (14), o perfil da Casa na rede social Tik Tok. O objetivo do canal é aumentar a interação da Câmara com os jovens, e será voltado à educação para a democracia.
Com essa conta, a os jovens terão mais espaço para participar ativamente, ao serem convidados a criar seus próprios vídeos, explorando e apresentando sua própria criatividade e sua capacidade de interpretação e crítica. O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo, com mais de 2 bilhões de downloads, e com forte apelo entre os jovens de 13 a 28 anos, estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.
Conhecimento
Os conteúdos institucionais da Câmara no canal terão o mesmo caráter leve e descontraído da plataforma. O potencial educativo será explorado por meio de vídeos curtos conhecidos por “cápsulas de conhecimento”. Por meio desses conteúdos, acessíveis e disponíveis sob demanda, a expectativa é de que os jovens possam assimilar o papel da legislativo e dos parlamentares em processos de microaprendizagem.
Os jovens, especialmente estudantes, poderão selecionar o conteúdo de que precisam no formato que melhor corresponda a seus estilos de aprendizagem e no seu próprio ritmo. A intenção é permitir que os usuáriso do TiK ToK controlem sua experiência de aprendizagem, com informações curtas, assimiláveis e imediatamente aplicáveis.
Todo o conteúdo produzido para a conta da Casa no TikTok terá a curadoria da Secretaria de Participação Interação e Mídias Digitais (Semid). A demanda potencial por produção de conteúdo para a perfil da Câmara só será atendida se a solicitação dialogar com alguma diretriz da secretaria ou com algum projeto educacional em andamento.
Participantes
Na fase inicial, os jovens cadastrados nos programas educacionais da Câmara dos Deputados serão o público-alvo para a produção de conteúdo. Eles receberão convites para desafios (challenges) para a produção de conteúdo sobre um determinado tema de acordo com sua perspectiva, usando as hashtags propostas. Ao publicar o conteúdo produzido em suas contas no TikTok, a expectativa é que o debate sobre o tema seja ampliado. A conta da Câmara também poderá, seguindo as regras da rede social, repostar esses conteúdos, o que também contribuirá para a divulgação do tema do desafio.