O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quarta-feira, 22, como se dará a reabertura do comércio em Minas Gerais, paralisado pela pandemia do novo coronavírus. Os protocolos com as regras que deverão ser seguidas pelos prefeitos estarão disponíveis já na semana que vem. Segundo ele, os municípios que aderirem ao plano deverão ter a reabertura total entre duas e três semanas. O documento foi batizado como “Minas Consciente” e deixa claro que a decisão de retomar as atividades é de cada prefeito. “O ‘Minas Consciente’, que é a reativação segura, criteriosa das atividades econômicas do Estado, foi feito basicamente com a Secretaria de Estado de Saúde e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ambas tem grupo técnico para desenvolver os protocolos”, afirmou Zema, em entrevista ao site G1.
Pelo projeto, os setores da economia foram divididos em quatro grupos, identificados com as cores branco, verde, amarelo e vermelho, de acordo com o risco de contágio e o impacto econômico de cada um. As atividades classificadas como vermelhas serão as últimas a serem reabertas. “Tenho dito que não estamos relaxando. Estamos adotando medidas de segurança para que aquelas cidades que já optaram pela reabertura, que possam fazer isso com critério.
Estamos tornando mais segura a situação atual, haja vista que mais da metade dos prefeitos liberaram atividades em suas cidades”, reforçou o governador, ao G1. Minas Gerais possui a quinta menor taxa de óbitos por coronavírus no Brasil, e é o sexto Estado com menor número de casos de Covid-19, com 1.283 casos confirmados e 47 mortos.