Hora Minas
O deputado federal Zé Vitor (PL) apresentou à ANTT – Agência Nacional de Trânsito e Transportes um pedido para que a concessionária Ferrovia Centro Atlântica – FCA providencie uma solução de engenharia para o final da avenida Afonso Pena (Granja Marileusa).
Zé Vitor explica que, como a FCA pretende renovar o contrato de concessão, a ANTT está recebendo propostas e analisando para colocá-las como exigência no contrato. “Estamos trabalhando para que isso aconteça. Temos em mãos uma oportunidade única para solucionar diversos problemas de conflitos férreos urbanos na nossa região,” destacou.
O vereador Ronaldo Tannús (PL) acompanhou o pedido e esteve no local e registrou as atuais condições do referido trecho da avenida, que é uma das principais de Uberlândia. Na altura do Granja Marileusa, a vida termina em uma espécie de matagal, entrecortada pela linha férrea. “Este é um ponto que merece cuidados para termos melhoria do tráfego e a urbanização,” disse.
A ANTT irá realizar uma audiência pública no dia 3 de fevereiro, com o objetivo de levantar sugestões que ajudem a melhorar os estudos sobre a prorrogação do contrato da Concessionária Ferrovia Centro Atlântica S/A, que atualmente está sob administração da VLI.
A ideia é direcionar os investimentos que a empresa deve fazer para obter mais 30 anos de concessão em iniciativas de interesse público, como melhoria da malha, segurança, aumento da capacidade de transbordo, entre outros.
SOBRE A FCA
A Ferrovia Centro Atlântica é detentora da maior malha férrea do estado. São mais de 7.200 quilômetros de extensão de linhas, dividias em quatro corredores. O Corredor Centro-Sudeste, que compreende a região de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, com destino ao Porto de Santos; o Corredor Minas-Rio, compreendendo os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Corredor Minas-Bahia, cujas linhas cortam o norte de Minas Gerais chegando à Bahia, no Porto de Aratú e a Petrolina, às margens do Rio São Francisco; Corredor Centro-Leste, ligando Minas Gerais ao Espírito Santo em conexão com a EFVM.
As principais mercadorias transportadas em toneladas no ano de 2018 foram soja (8.776), minério de ferro (7.916), açúcar (4.6333), milho (2.352), calcário (2.115), bauxita (1.309) e enxofre (999).