Começou, na quarta-feira (20), o chamado feriadão na capital paulista, com a antecipação de dois feriados municipais. O objetivo da medida seria aumentar as taxas de isolamento social até o domingo (24) e amenizar o risco de contágio do novo Coronavírus.
Entretanto, os cinco dias de paralisação de atividades em São Paulo despertaram preocupação nos municípios do Sul de Minas. Além das cidades turísticas, pela proximidade, há o receio do aumento do contágio na região. Essas observações foram tratadas na 5ª reunião do Comitê Macrorregional Sul, realizada virtualmente na tarde de quarta-feira (20).
Diante disso, muitos municípios elaboraram Decretos ou mensagens de orientação com medidas restritivas de acesso e estabelecendo isolamento domiciliar para aqueles que chegarem do estado de São Paulo. Alguns prefeitos estão pedindo à população que não incentivem as visitas de amigos e familiares. Em alguns casos, barreiras sanitárias estão sendo instaladas nas entradas dos municípios.
“O município não pode impedir a entrada, mas pode pedir que o visitante assine um termo para cumprir o isolamento domiciliar, por exemplo”.
Cada superintendente apresentou os números de casos confirmados, óbitos confirmados e em investigação por Covid-19. No Sul de Minas, de acordo com o Boletim da Macrorregião Sul, até 19 de maio, foram 607 confirmações da doença.
“Houve um aumento de 40% de casos no Sul de Minas em relação a última semana. Houve o registro também de um óbito em profissional de saúde, sendo uma técnica de enfermagem que atuava em Varginha. As taxas de ocupação hospitalar estão favoráveis até o momento, mas na nossa regional foi montado no município de Varginha um hospital de campanha, em parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Ele está instalado na sede da universidade, que fica em frente a UPA e vai permitir a ampliação em 20 leitos clínicos e 8 leitos de UTI. O espaço físico do local permite ainda ampliação”.
Posicionamento das prefeituras
A prefeitura de Lima duarte, cidade na região da Zona da Mata de Minas, publicou nas redes sociais um pedido aos moradores que têm familiares que vivem em São Paulo para que evitem receber visitas, diante do cenário de pandemia. O post ainda traz as mensagens "quarentena não é ferias" e "fique em casa".
Uma mensagem parecida foi publicada pelas prefeituras de Andradas, Varginha e Guaranésia — a última restringiu acesso de veículos com placas de SP até o dia 25.
Já a prefeitura de Muzambinho fez adendo ao decreto de abril, que estabelecia medidas para enfrentamento da pandemia. A partir dessa quarta-feira (20), carros com placas do estadoi paulista terão acesso proibido na cidade.
Guaxupé, na divida de Minas com São Paulo, também decidiu intensificar as barreiras sanitárias e restringir a entrada de carros com placas do estado vizinho. A mesma medida foi tomada em Monte Belo, que não tem casos da Covid-19 registrados.
Outras cidade mineiras que tomaram medidas para evitar o avanço de casos devido o feriadão paulista foram: Serrania, Boa Esperança, Ouro Fino e Poços de Caldas.