Cerca de oito mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Regional de Uberaba, nessa quinta-feira (9), durante a Operação “Torrentes II”.
Os mandados foram cumpridos em em Frutal, Fronteira, Conceição das Alagoas, em Minas Gerais, e na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo. Uma pessoa está foragida.
A ação das forças de segurança é um desdobramento da Operação "Torrentes", deflagrada em 2019 com alvos nas cidades de Frutal e Iturama, que teve como resultado a prisão de membros de uma facção criminosa e apreensão de joias, dinheiro e outros bens.
Segundo informações do Gaeco, nesta fase as investigações levaram as equipes a acompanhar a ação da organização criminosa, “com a comercialização de drogas ilícitas e negócios omissos rentáveis, incluindo esquema de inserção e mercancia de drogas no Presídio de Frutal através de visitantes credenciadas, para sanar dívidas contraídas com a prática escusa, funcionando de forma estruturada e institucionalizada”.
A operação foi realizada em parceria com a 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Frutal, a 3ª Companhia de Polícia Militar Independente e o 67º Batalhão de Polícia Militar, unidades da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Departamento Penitenciário de Minas Gerais – DEPENMG, 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – Gaeco – Núcleo de Campinas/SP.
Participaram da Operação “Torrentes II” os Promotores de Justiça, as Polícias Militar e Penal, Agentes do Gaeco e servidores do Ministério Público. Os Mandados de Busca e Apreensão foram expedidos pelo augusto Juízo da Vara Criminal de Infância e Juventude da Comarca de Frutal.