Produtores de marcas como Itaipava, Crystal e Petra, o Grupo Petrópolis – terceira maior companhia de cerveja do Brasil e 11º lugar no ranking mundial em volume de produção, segundo o relatório da Barth Hass Group – está construindo a oitava fábrica da companhia, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento é de mais de R$ 1 bilhão na construção, com a geração de 600 empregos diretos. Com operação prevista a partir de julho deste ano, a fábrica mineira será a maior de todas as unidades do grupo, que emprega 27 mil pessoas.
Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, conta que, atualmente, a capacidade produtiva instalada de todas as bebidas do Grupo Petrópolis é de mais de 40 milhões de hectolitros por ano. “Com a unidade de Uberaba, o grupo contará com a produção de mais 9 milhões de hectolitros de cerveja por ano. Na unidade mineira, serão linhas capacitadas para produzir 256 mil latas por hora e 120 mil garrafas por hora”, explica. De acordo com a executiva responsável pela unidade, a produção vai atender todo o Estado de Minas Gerais e, provavelmente, alguns Estados com embalagens específicas.
Com 14 marcas de bebidas no portfólio – as cervejas Lokal, Crystal, Itaipava (e família), Black Princess (e família), Petra (e família), Weltenburger (e família); as cervejas da Brassaria Ampolis (Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis); os energéticos TNT Energy Drink e o Magneto; refrigerantes IT; isotônico Ironage; vodcas Nordka e Blue Spirit Ice; e água Petra –, a produção em Uberaba vai selecionar alguns rótulos. “Prioritariamente, Itaipava, Crystal e Petra e vários outros da linha de cervejas e refrigerantes”, informa Eliana.
O carro-chefe da empresa é a cerveja Itaipava. “Mas também temos a marca de cerveja Petra, que está em constante crescimento no país, e a cerveja Crystal, que tem presença forte no Triângulo Mineiro”, acrescenta.