O presidente Jair Bolsonaro anunciou, no começo da tarde desta terça-feira (7), que está com Covid-19. O resultado dos exames, segundo o presidente, saiu no fim da manhã. Bolsonaro tem 65 anos e está no grupo de risco da doença.
Mesmo após o resultado positivo, Bolsonaro deu entrevistas a repórteres de três emissoras de televisão, que estavam próximos a ele, sem manter o distanciamento recomendado. Durante a entrevista, o presidente usou máscara.
"O resultado do teste de Covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira (6), e disponibilizado na manhã de hoje (7), apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada", disse em nota a Secretaria Especial de Comunicação Social.
Infectado pelo vírus, Bolsonaro não mudou o discurso e insistiu na tese de que há um exagero na reação à pandemia. Na entrevista, o presidente usou boa parte do tempo para falar sobre sobre a hidroxicloroquina, medicamento que foi descartado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de seus testes para a Covid-19 e cujo uso tem sido desaconselhado por autoridades de saúde.
Ontem (6), Bolsonaro teve sintomas da infecção por coronavírus, como febre de 38°C e saturação de oxigênio em 96%. Ele foi ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez exames. Já na segunda, Bolsonaro afirmou que estava tomando cloroquina, mesmo sem a confirmação de estar com a doença. Diante das suspeitas, o presidente cancelou todos os compromissos da semana.
Mesmo após ter feito os exames e suspeitar de que podia ter sido infectado pelo vírus, Bolsonaro desceu do carro e tirou fotos com apoiadores que o aguardavam na entrada do Palácio da Alvorada. Aos apoiadores, ele relatou que tinha ido ao hospital fazer uma “chapa do pulmão”.