No atual contexto de pandemia da Covid-19, a recomendação das autoridades sanitárias instigou pesquisadores e alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) a desenvolver uma ferramenta para que micro e pequenos negócios permaneçam movimentando a economia. Trata-se de uma plataforma digital totalmente gratuita que conecta fornecedores de serviços essenciais a consumidores, por meio do serviço delivery ou retirada de produtos.
A unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uberlândia é um dos apoiadores do projeto, como destacado pela procuradora do Trabalho Karol Teixeira de Oliveira:
"Além da inserção de orientações de saúde e segurança do trabalho, estamos atuando na sensibilização de gestores municipais para que apoiem e divulguem o projeto. A plataforma é simples, de uso fácil, intuitiva, gratuita, sem intermediação de pagamentos e abre as portas para empreendedores que não conseguem entrar nas plataformas comerciais", enfatiza.
O trabalho colaborativo atende um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU de promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos, o uso de modernização tecnológica, a promoção de políticas para geração de emprego, empreendedorismo, a proteção de direitos trabalhistas e promoção de ambientes de trabalho seguros.
Para apoiar a divulgação do aplicativo, pessoas físicas podem utilizar a hashtag #FiqueNoLar em suas publicações nas redes sociais. Governos Estaduais e Prefeituras, assim como entidades de interesse público, podem adotar gratuitamente a ferramenta como plataforma oficial de divulgação e consulta de empreendimentos/negócios.
Municípios convidados
Os seguinte municípios mineiros foram convidados pelo MPT a aderir ao projeto: Água Comprida, Carneirinho, Veríssimo, Campina Verde, Frutal, Campo Florido, Fronteira, Ituiutaba, Comendador Gomes, Planura, União de Minas, Conquista, São Francisco de Sales, Pirajuba, Araguari, Centralina, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Uberlândia, Prata, Delta, Monte Alegre de Minas, Iturama, Canápolis, Indianópolis, Itapagipe, Araporã, Sacramento, Conceição das Alagoas, Limeira Do Oeste, Tupaciguara, Santa Vitória, Estrela do Sul, Capinópolis, Cascalho Rico, Grupiara, Uberaba, Nova Ponte, Romaria, Gurinhatã.
Disponível através da página web e/ou via aplicativo móvel no Google Play, o projeto conta, até o momento, com 3 mil empreendimentos cadastrados, em 20 estados e 350 cidades, com mais de 19 mil acessos. Confira mais informações aqui.