A 9ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária (PMR), que atende Uberlândia e outras 15 cidades do Triângulo Mineiro, tem usado um novo tipo de bafômetro que consegue detectar a presença de álcool à distância, para evitar o contágio pelo novo Coronavírus.
O novo equipamento é capaz de identificar a presença de álcool no organismo com até 10 centímetros de distância do motorista. A cor verde indica que não há irregularidade e a cor vermelha sinaliza que o equipamento identificou a presença da substância, como explica o o cabo da PMR, Marcos Fernando Medrado:
“Esse equipamento é apenas para triagem, ou seja, eles oferecem a capacidade de poder efetuar uma com maior capacidade de testes, sem utilização de bicos, assim reduzindo os custos. Caso acuse que o cidadão está sob o efeito de álcool, ele será submetido ao etilômetro normal”, disse.
Ao todo, a 9ª Cia da PMR recebeu quatro desses equipamentos, que serão distribuídos para alguns municípios, ficando um equipamento em Uberlândia, um em Araguari, um em Tupaciguara e um em Ituiutaba.
Infração
O condutor flagrado dirigindo alcoolizado comete uma infração gravíssima. A multa nestes casos é de R$ 2.934,70 e esse valor pode dobrar em caso de reincidência. Além disso, o motorista tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e perde o direito de dirigir por 12 meses. Já o veículo fica retido até que um outro condutor habilitado faça a retirada dele.
Em todo o ano de 2019, segundo a PMR, foram registrados 93 flagrantes de motoristas dirigindo alcoolizados no Triângulo Mineiro. No primeiro semestre de 2020, foram feitas 91 autuações.
Ainda de acordo com a polícia, no ano passado, 20 condutores sofreram medidas administrativas, enquanto neste ano, já são 10.