Em pronunciamento realizado na manhã desta segunda-feira (1), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou o projeto Arte Salva, voltado para os realizadores e empreendedores da Cultura e do Turismo no estado. O objetivo do programa é ajudar essa categoria que foi uma das mais atingidas pela pandemia do novo Coronavírus.
"Não estamos falando dos artistas famosos, que representam talvez menos de 0,5% da categoria. Falamos de pessoas que trabalham no circo, nas ruas, que vão a bares e a casas de shows e fazem performance. Com o advento da pandemia, essas aglomerações ficaram suspensas, e esses artistas foram muito afetados. Temos ainda artesãos que dependiam de atividades turísticas. O que estamos propondo, neste momento, é manter essas pessoas com certa dignidade ", disse Zema.
O secretário Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, disse que serão publicados três editais, de R$2,5 milhões cada, voltados para artistas, artesãos e profissionais do turismo. O primeiro edital deve ser disponibilizado já nesta terça-feira (2). O governo informou ainda que a maior parte do recurso vem de doações do setor privado, com a participação de mais de 60 instituições.
"Esperança e solidariedade para aqueles que estão precisando. Através da arte, trazer salvação para essas pessoas", definiu a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. A pasta mapeou pelo menos 30 mil famílias de povos e comunidades tradicionais que estão passando necessidade.
Empresas interessadas em fazer doações podem procurar a sede do projeto, instalada no Museu Mineiro, no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de BH.
Covid-19 em Minas
Ainda no pronunciamento, o Governo atualizou a situação da Covid-19 em Minas. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já são 278 mortes por Coronavírus no estado.