O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o da maioria, Eduardo Braga (MDB-AM), pediram que o Legislativo faça sua própria conta do número de casos e de mortos pela covid-19 no Brasil. O pleito foi feito em reunião de líderes da Casa nesta 2ª feira (8.jun.2020).
Segundo Randolfe, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já teria dado o aval para a proposta. A ideia é compilar os dados das secretarias estaduais publicar independentemente de decisões do Executivo. Para isso, querem criar uma comissão com 4 senadores e 4 deputados para comandar o processo.
O objetivo do grupo, segundo nota divulgada pela assessoria do líder da oposição, é “criar sistema paralelo de contagem de casos e óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil e comparar com os dados oficiais divulgados pelo governo federal.” Em suas contas do Twitter, Randolfe e Braga se posicionaram sobre as mudanças na divulgação dos dados sobre a pandemia no Brasil. Neste domingo (7.jun), a oposição entrou no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que o Ministério da Saúde volte a divulgar os dados completos da covid-19 no Brasil.
O boletim, que era divulgado às 17h, passou a sair às 19h e, agora, por nova determinação do presidente Jair Bolsonaro, ficou para as 22h. Depois disso, o site com os dados saiu do ar, até que o novo site do Ministério da Saúde retornou ao ar no sábado (6.jun.2020), mas omitindo informações consolidadas sobre casos e mortes pela covid-19.
Como resposta, o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) lançou no domingo (7.jun) 1 painel com os dados da pandemia de covid-19 no Brasil. O conselho reúne gestores dos 26 Estados e do Distrito Federal. Mais cedo nesta 2ª feira, foi a vez de 1 grupo de grandes jornais se juntarem e anunciarem 1 trabalho em junto para divulgarem os números.