A projeção para 2025 é que cerca de 2,3 bilhões de adultos no mundo estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade.
No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde (2016), mais de 50% da população adulta tem excesso de peso (na faixa de sobrepeso e obesidade), sendo que 18,9% estão obesos.
Estudos identificaram o Índice de Massa Corporal (IMC) como um dos fatores de risco para um conjunto crescente de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doença renal crônica, alguns tipos de câncer e uma série de distúrbios músculo-esqueléticos. A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada.
Nas Indústrias Mineiras, segundo o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV), realizados em 2016 e 2017, foram observados os seguintes resultados:
54% Excesso de peso
17% Obesidade
Para reduzir estes indicadores o SESI oferece às empresas diversas ações como forma de auxiliar no aumento da produtividade a partir da mudança de comportamento e estilo de vida do trabalhador da indústria.