O presidente Jair Bolsonaro falou nesta 5ª feira (14.mai.2020) que vai exigir do ministro Nelson Teich (Saúde) a aprovação da cloroquina como medicação no tratamento da covid-19.
“Estou exigindo a questão da cloroquina… Eu sou comandante, presidente da República, para decidir, para chegar para qualquer ministro e falar o que está acontecendo. Eu não estou extirpando nenhum ministro, nunca fiz isso, e nem interferindo em qualquer ministério, como nunca fiz. Agora votaram em mim para eu decidir. E essa decisão da cloroquina passa por mim”, disse.
Segundo o presidente, o protocolo para o tratamento dos pacientes deve mudar para ampliar o uso da medicação. Para Bolsonaro, o medicamento deve poder ser usado em pacientes com sintomas leves. “Não pode 1 protocolo de 31 de março agora, quando estava o ministro da Saúde anterior dizendo que era só em caso grave. A gente não pode mudar protocolo agora? Pode mudar e vai mudar. Por que vai mudar? Em comum acordo com o ministro da Saúde. Porque o Conselho Federal de Medicina diz que tem que ser feito dessa maneira”, afirmou.