Entre a manhã de sexta-feira (28) e esta segunda-feira (2), subiu de oito para 13 o número de cidades de Minas Gerais que já declararam investigar casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. São pacientes internados ou isolados em suas próprias casas que apresentaram os sintomas da covid-19 – doença provocada pelo vírus – após retornarem de viagens ao exterior. Entre os destinos mais visitados por estes pacientes estão cidades e países na Ásia, assim como pontos na Itália – um dos países, fora da Ásia, com maior número de casos de pacientes contaminados em todo o mundo.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga, ao todo, 17 casos suspeitos – sendo oito deles em Belo Horizonte –, isto segundo o boletim mais recente, publicado pelo órgão estadual na tarde de sexta-feira. Há registros de casos em Alfenas, Barbacena, Contagem, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Ouro Preto, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. O número de casos investigados pelo Estado, diante das recentes notificações feitas pelos municípios, pode aumentar ainda nas próximas horas. Ainda não há a confirmação de que algum paciente de Minas Gerais esteja infectado.
A reportagem de O TEMPO preparou um mapa interativo que contém todas as cidades que já registraram casos suspeitos do novo coronavírus. O mapa apresenta ainda as especificidades dos casos investigados – se elas tiverem sido informadas pelos órgãos oficiais – e será atualizado tão logo outros casos apareçam ou seja atualizado o boletim oficial da SES-MG.