A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou neste último domingo (15) a Operação Domiduca, que contou com ações de combate à criminalidade em todo o Brasil, com foco no enfrentamento situações de vulnerabilidade ou a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ao todo, foram fiscalizados 239 estabelecimentos previamente identificados como locais em que crianças e adolescentes estavam vulneráveis ao consumo de bebidas alcoólicas, drogas, trabalho infantil, além de exploração sexual. Foram detidas 15 pessoas e 31 crianças/adolescentes foram resgatadas, além de um veículo recuperado e pequenas porções de maconha embalada em um estabelecimento no município de Estância/SE, local onde a PRF resgatou uma criança em situação de vulnerabilidade. Durante a operação, a PRF abordou 2895 pessoas, orientando e advertindo sobre o tema.
A intensificação da fiscalização ocorreu na semana em que se comemora o dia das crianças. Entretanto, a PRF manterá ações pontuais nos locais de maior criticidade, reprimindo a exploração sexual e evitando que crianças e adolescentes sejam expostos a situações de risco.
Projeto Mapear
Com o objetivo de atuar de maneira eficaz nessa temática, a PRF atualiza o mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual a cada dois anos. É uma esforço contínuo, que representa a atenção da instituição para com o tema.