Os trabalhadores que já tiveram seu auxílio emergencial aprovado e ainda não identificaram o crédito da primeira parcela começaram a receber o benecífico nesta semana. De acordo com a Caixa, cerca de R$ 5 bilhões serão pagos nesta etapa.
Os pagamentos serão depositados nas contas indicadas pelos beneficiários no ato da inscrição e serão pagos até o dia 29 de maio e seguirão o seguinte cronograma: nascidos no mês janeiro receberam o auxílio nessa terça-feira; quem nasceu em fevereiro, recebe o dinheiro hoje, quarta-feira (20); amanhã será a vez dos nascidos em março e assim por diante.
Segunda parcela
Os beneficiários do Bolsa Família já começaram a receber a segunda parcela. Os pagamentos começaram nessa segunda-feira e vão até o dia 29 desse mês, de acordo com o dígito final do NIS – o Número de Inscrição Social.
Para os trabalhadores que têm conta poupança digital aberta pela Caixa, a segunda parcela será depositada a partir de hoje até o dia 26 de maio; mas, o saque em dinheiro desses valores só pode ser feito entre 30 de maio e 13 de junho, com datas que vão de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
A ideia dessa estratégia da Caixa de espaçar as datas de pagamento dos auxílios é justamente evitar aglomerações e grandes filas nas agências do banco. No caso de dúvidas, os beneficiários podem acessar o site da Caixa ou o aplicativo; por lá, é possível consultar a aprovação e liberação do auxílio, além de conseguir emitir o cartão de débito virtual da poupança social Caixa.