A construção de novas subestações e linhas de distribuição está ampliando a oferta de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) aos clientes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A informação foi divulgada pela Cemig nesta segunda-feira (12).
Em Campos Altos, Lagoa Formosa, Nova Ponte e Pedrinópolis, a disponibilidade de energia para atender os moradores foi ampliada em 75 MVA (mega-volt-ampére) com a entrega de novas subestações em cada cidade. Em Serra do Salitre e Romaria, há subestações em construção que, segundo a Cemig, vão disponibilizar mais 30 MVA ao sistema elétrico da região.
As novas instalações utilizam moderna concepção tecnológica, conhecida como Subestação Compacta Integrada (Seci) e, juntas, podem atender a cerca de 100 mil residências. As subestações Araguari 2 e Uberaba 4 também passaram por aprimoramento e receberam novos circuitos alimentadores de média tensão e outras obras para melhorar os níveis de tensão e carregamento dos alimentadores. Projetos para novas subestações Ainda segundo a Cemig, outras subestações estão em fase de planejamento para garantir o suporte necessário ao desenvolvimento da região nos próximos anos.
Em Uberaba, haverá uma nova subestação, que será construída às margens da rodovia MG-427.
Uberlândia também vai receber uma nova subestação na região sul da cidade. As duas instalações terão arranjos semelhantes e vão disponibilizar mais 100 MVA quando estiverem concluídas. Conforme a companhia, para conectar as novas subestações ao sistema elétrico foram necessárias diversas outras obras no sistema de distribuição da Cemig, como a ampliação de outras subestações e a construção de linhas de distribuição, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões.