A atividade econômica entrou no terceiro trimestre do ano em alta. Dados do Banco Central apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,41% em julho, em comparação ao mês anterior.
Considerado uma prévia do PIB, o número faz parte do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), um estudo que tenta prever o comportamento da economia antes da divulgação dos dados oficiais.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, os dados apontam para um crescimento de 1,48%. No ano, o indicador aponta para uma alta de 0,14%.
Com a melhora do ambiente econômico, o PIB avançou mais que o esperado no segundo trimestre, atingindo 0,2%. Influenciou o resultado, a alta no consumo das famílias e uma recuperação no setor de serviços, importantes termômetros da atividade econômica.
Expectativas positivas
Diante da alta do PIB, além do cenário de queda da inflação e dos juros, os especialistas revisaram para cima as projeções de crescimento da economia.
Em 2017, a projeção para o avanço do Produto Interno Bruto subiu de 0,50% para 0,60%. Já para o próximo ano, a estimativa saiu de 2% para 2,10%.