No dia internacional do Turismo, comemorado nesta quarta-feira (27), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou da abertura da 45ª Expo Internacional da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em São Paulo. O prefeito de São Paulo, João Doria, e os presidentes da Abav, Edmar Bull e da Embratur, Vinícius Lummertz, também participaram do evento.
O ministro defendeu a integração natural entre os setores da cultura e do turismo, uma vez que uma das principais motivações de viagem é conhecer a cultura de um país, seus signos e símbolos, o modo de ser de seus povos. Nesse sentido, Sá Leitão ressaltou a importância do calendário de eventos Rio de Janeiro a Janeiro, lançado no último domingo, dia 24 de setembro.
O calendário é fruto da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e a iniciativa privada. O objetivo da iniciativa é potencializar eventos culturais, esportivos e turísticos e maximizar o impacto sobre a economia não só do Rio, mas do Brasil, já que a cidade é a principal porta de entrada de turistas do País.
"Estamos trazendo para o Governo Federal o que já é a realidade. Temos muito a fazer juntos, com ações e iniciativas que vão favorecer essas vocações econômicas do Brasil: o turismo e a economia criativa", disse o ministro. Com a expansão de eventos tradicionais e viabilização de novos projetos é possível atrair investimentos e turistas, criando oportunidades de emprego e renda no estado e na cidade do Rio de Janeiro. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, um aumento de 20% do turismo seria capaz de injetar R$ 6,1 bilhões na economia do estado.
A agenda do programa Rio de Janeiro a Janeiro começa com a festa de Réveillon de Copacabana e segue durante todo o ano, passando pelo Carnaval – com desfiles das escolas de samba e blocos de rua – e demais atividades culturais, turísticas e esportistas.